HISTÓRIA:
O estilo de cerveja escura denominado Stout era até pouco tempo atrás considerada como um grupo do estilo Porter que era a cerveja mais popular nos séculos XVIII e XIX em Londres. Seu nome está relacionado aos trabalhadores portuários londrinos que gostavam de misturar Ale com outras cervejas para conseguir uma bebida bem escura, de sabor mais forte e bastante alcoólica. Era uma cerveja de longa maturação, que exigia grandes barris para sua armazenagem. Era também a cerveja favorita de George Washington, que chegou a fabricá-la para seu próprio consumo.
As Stout eram consideradas um estilo de Porter mais forte, mas não necessariamente mais alcoólico. Eram denominadas Stout Porter, mas no século XIX passou a ser chamada somente de Stout.
São reconhecidas pela cor escura, quase preta, pelo aroma torrado que pode lembrar café ou cappuccino, ou um toque discreto de chocolate ou cacau. É cremosa e levemente amarga e sua espuma pode ir do claro ao marrom.
Sua cor escura se deve a cevada torrada, mas não maltada ou maltes escuros.
Grandes cervejarias comerciais nacionais utilizam a já conhecida cerveja Pilsen e adicionam um corante de caramelo para escurecê-la e adocicá-la, tornando-a assim uma cerveja escura “artificialmente”, são as cervejas do tipo Malzbier e Black.
A nossa cerveja, possui maltes especiais importados da Alemanha, notas suaves de Caramelo, toffe, chocolate e café intenso. Não utilizamos nenhum método de escurecimento artificial.
HARMONIZAÇÕES:
Aves:
Pato, Codorna, Peru, Faisão, Chester, Lingüiça de Frango.
Carnes
Lombo de Porco, Lombo defumado.
Comidas Típicas
Feijoada, Churrasco, Vatapá..
Frutos do Mar
Ostras, caviar, Moqueca Baiana, Moqueca Capixaba.
Sobremesas
Cheesecake, Petit Gâteau, Torta de Chocolate.
Coloração negra profunda, espuma densa e firme, encorpada, aroma de café torrado, toffe e chocolate, Amargor pronunciado e sensação residual de lúpulo.